"Ovos estrelados" da "Tia Fátima"

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Eis uma sobremesa soberba! Os ingredientes ficam-se pelo acuçar (ponto pérola), claras em castelo, canela e ovos moles caseiros. A "Tia Fátima" confeccionou-a de uma forma muito especial! Se quiserem muito a receita, mandem-me um email que talvez a convença! Hum! Fantástica!

Depois de muitos pedidos, aqui vai a receita dos "ovos estrelados" da "Tia Fátima":

Ingredientes: 9 ovos, 225gramas de bolacha torrada, 12 colheres de sopa de açucar para as claras. 
Para os ovos moles: Por cada gema (9) junta-se uma colher de sopa de açucar e uma colher de sopa de água. (Vai ao lume brando, mexendo sempre até engrossar), reserva-se para no fim fazer as "gemas" (como na imagem)...

Põem-se as 12 colheres de sopa de açucar num tacho, cobre-se com água e vai ao lume até atingir o ponto de pérola. Juntam-se as claras bem batidas (reservando-se as gemas para os ovos moles) e envolvem-se bem no açucar, ficando a cozer uns dois ou três minutos. Devem ficar cozidas mas sem ficarem secas. Numa travessa grandinha, colocam-se as bolachas partidas miudinhas, por toda a superfície. Vertem-se por cim as claras já prontas e fazem-se umas cavidades para encher com os ovos moles. Contorna-se cada "ovo" com canela em pó, para imitar o ovo estrelado. Fazem-se as cavidades possíveis mediante o tamanho da travessa e colocam-se os ovos moles por cima (ver imagem). Vai ao frigorífico a refrescar.

1 comentário :

  1. Claudia já tive o previlégio de provar e ver a ser confeccionada.mhammm!A "Tia Fátima" tem umas "mãos que falam"!!!!

    ResponderEliminar