domingo, 13 de junho de 2010

PÃO DOCE DE VILA DO CONDE
Ficou muito saboroso este pão doce de Vila do Conde. A receita foi cedida pela D. Bina, desde já agradeço a gentileza! Na primeira vez fiz 2 pães (receita original), nas duas vezes seguintes, só fiz um e acho que esta adaptação que vou apresentar ficou muito bem. Já fiz esta receita 3 vezes e os pães desapareceram num instante! Então aqui vai a receita para 1 pão:
Ingredientes:
125g de açucar
1 ovo inteiro e 4 gemas
500g de farinha sem fermento
65g de manteiga
25g de fermento de padeiro
1 pau de canela
125ml de água
1 pitada de sal 
raspa de um limão
Coloca-se a água, a manteiga, o açucar, o pau de canela e a raspa de limão num tacho e leva-se ao lume mexendo até ferver. Deixa-se arrefecer um pouco, retirando-se alguma calda para desfazer o fermento. Reservam-se estes preparados. De seguida batem-se os ovos e juntam-se à farinha e amassa-se. Junta-se o fermento desfeito e a calda reservada à farinha e ovos. Vai-se amassando muito bem até descolar das mãos. Se for necessário, vai-se juntando um pouco de farinha na mesa para não colar. A massa tem que ficar elástica e com humidade suficiente. Forma-se uma rosca e coloca-se sobre um papel próprio para não colar ao tabuleiro. Leva-se a levedar até dobrar de volume (+- 3h). Vai ao forno durante 20min. Por fim e quando estiver cozido, retira-se do forno e pincela-se com manteiga derretida.

4 comentários :

  1. Ora lá vou eu fazer um pão doce.

    Obrigada Cláudia!

    Beijos Cris

    ResponderEliminar
  2. "Ganda" pão. Bom, muito bom, que eu sei.

    ResponderEliminar
  3. Já estou imaginando o sabor e o perfume de canela e limão invadindo a cozinha... Obrigada por partilhar a receita conosco!
    Um abraço,
    Andréa.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde,
    A Dona Bina, que refere ainda faz o pão doce? Sabe se ela faz por encomenda? Ou se existe alguém em Vila do Conde que quisesse fazê-lo e ensinar como se faz? Obrigada!

    ResponderEliminar