1 de Maio - Dia da Mãe/Dia do Trabalhador

sábado, 30 de abril de 2011


Para o dia da Mãe, reciclámos materiais (jornais, revistas e papéis variados)...

E porque amanhã, também é dia do trabalhador, seja solidário com os próprios que trabalham e não vá às grandes superfícies fazer compras neste dia tão especial!  Obrigada!

Ainda em relação à Páscoa...

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Peço desculpa, mas só agora tive um tempinho para vir a este meu espaço... já tinha saudades! Estou na azáfama das mudanças, mas ainda me restou um pouquinho de tempo para partilha destes ovos de Páscoa tão simples e tão bonitos. A imagem foi tirada na freguesia de Cabeçudos, Famalicão.
Aqui vai a receita dos ovos cozidos de Páscoa da freguesia de "Cabeçudos": Colocam-se as folhas, que vemos na imagem, junto à casca do ovo cobrindo-o com uma meia de nylon, bem presa com um fio. De seguida, numa panela com água a ferver, colocam-se cascas de cebola e os ovos cobertos com as meias e deixam-se cozer normalmente...

Na loja da D. Justina, tem...

segunda-feira, 18 de abril de 2011




"miolo do saco" colecção xadrez e bolinhas...

terça-feira, 12 de abril de 2011


“miolo do saco”
O “miolo” é um organizador de todos os objectos que as senhoras gostam de trazer nas suas carteiras, permitindo-lhes trocar de saco num segundo sem nunca esquecer nada, enfim, uma bênção – nós mulheres sabemos!  Tem a particularidade de ser reversível, podendo usar-se conforme o nosso estado de humor!

Apresento a D. Justina...linda!



A D. Justina, como já havia dito, tem 100 anos e ainda faz bilros, com muita agilidade e apresenta uma memória magnífica. Segundo o semanário da Póvoa de Varzim de 10 de Nov. de 2010, (...) "o casamento com um alfaiate obrigou Justina Silva a deixar a sua profissão de lado. “O meu marido era alfaiate e quis que eu deixasse a almofada para o ajudar a ele. E eu tive de fazer isso”, conta. Mãe de 11 filhos, já viu a vida tirar-lhe três, os dois mais velhos e uma filha"(...

Apresento as mãos da D. Justina, rendilheira com 100 anos

segunda-feira, 11 de abril de 2011





Voltei à "Lojinha da Justina"...

Voltei à "Lojinha da Justina", tal como prometido numa postagem anterior. Soube que a lojinha esteve fechada, a D. Justina caiu e ficou em repouso.  Enquanto lá estive, entraram duas clientes que compraram redes para o cabelo e meias de descanso... Um dos seus filhos, falou-me que sua mãe já não se aguentava muito tempo por ali, devido à sua idade, "já vai fazer 101 anos", sabe! A D. Justina falou-me do tempo em que a sua irmã, exímia na arte dos bilros, foi a uma exposição a Lisboa em que o mundo Português esteve em destaque, na década de 40, do século passado.

Encantos e recantos de Vila do Conde (cont.)

domingo, 10 de abril de 2011







Passear por Vila do Conde, num dia de sol, pela zona ribeirinha, é um óptimo programa para um sábado de manhã. Encontrei recantos e encantos onde menos esperava. Quis partilhar!

Encantos e recantos de Vila do Conde

sábado, 9 de abril de 2011



Vila do Conde é uma cidade cheia de recantos e encantos únicos. Vale a pena visitá-la! 

Encantos e recantos de Vila do Conde (cont.)








As cerâmicas usuais de há 30 anos, da casa da avó... (cont.)

terça-feira, 5 de abril de 2011






As cerâmicas usuais de há 30 anos, da casa da avó...

Numa das visitas à avó, descobri estas cerâmicas Portuguesas! Lembro-me de tomar a cevada (comprada ao quilo e misturada com uma pequena  percentagem de café) e leite na chávena do menino... Passei muitos dias na companhia da avó em criança. O lanche com o sabor e aroma único da cevada, com mistura de café, é uma das alturas que preservo nas minhas memórias de infância...

Hoje em dia, quando visito a avó, o ritual ainda se mantém e uma das coisas que pergunta sempre é: 
- "Já tomaste café?" 

Portugal, a minha primeira escolha!

sexta-feira, 1 de abril de 2011



Eis uma montra Portuguesa, concerteza! Esta montra foi feita para participar num concurso! As crianças aderiram ao desafio, recuperaram a caixa métrica e trouxeram alguns produtos Portugueses. 

"miolos dos sacos"